1. HOME
  2. /
  3. O PRESIDENTE DO CRB

O PRESIDENTE DO CRB

O presidente do CRB-5 desempenha um papel de destaque na orientação, regulação e promoção da Biblioteconomia na 5ª Região. Sua liderança é fundamental para o crescimento e a valorização dos bibliotecários, assim como para a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A atuação comprometida e ética do presidente contribui para consolidar a importância da profissão e fortalecer o elo entre os bibliotecários e a comunidade.

Função do Presidente do CRB-5: Liderança e Representatividade na Biblioteconomia

O presidente do CRB-5 – Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região desempenha um papel central na condução e representação desta instituição que regulamenta e orienta a atuação dos bibliotecários nos estados da Bahia e Sergipe. Esta posição é de extrema importância, pois o presidente exerce liderança, coordenação e articulação das atividades que impactam diretamente a profissão de bibliotecário na região.

Competências e Funções:

Representatividade Institucional: O presidente é o representante máximo do CRB-5 perante a sociedade, autoridades e órgãos reguladores. Ele atua como porta-voz da instituição, defendendo os interesses da categoria e promovendo a visibilidade da biblioteconomia.

Coordenação Administrativa: O presidente exerce uma função de gestão, coordenando as atividades administrativas e operacionais do CRB-5. Isso inclui supervisionar a execução de projetos, a administração de recursos e a manutenção das instalações.

Liderança Estratégica: É responsabilidade do presidente definir as diretrizes estratégicas da instituição. Ele trabalha em conjunto com os demais membros da diretoria e comissões para estabelecer metas, planos de ação e políticas que promovam o desenvolvimento da biblioteconomia na região.

Relações Institucionais: O presidente mantém diálogo com entidades, associações, instituições de ensino e órgãos governamentais, buscando parcerias e colaborações que fortaleçam a atuação da biblioteconomia e ampliem o alcance das ações do CRB-5.

Tomada de Decisões: Como líder, o presidente participa da tomada de decisões estratégicas que impactam a profissão e a instituição. Essas decisões podem envolver desde questões éticas e regulatórias até projetos de capacitação e fiscalização.

Promoção e Engajamento: O presidente promove a participação ativa dos bibliotecários na instituição, incentivando o engajamento da categoria em eventos, cursos, debates e atividades promovidas pelo CRB-5. Isso contribui para fortalecer a união da comunidade bibliotecária.

Advocacia e Defesa da Profissão: O presidente atua na defesa dos direitos e interesses dos bibliotecários, buscando valorização profissional e reconhecimento da importância da biblioteconomia na sociedade. Ele pode se envolver em discussões políticas e legislativas que afetam a profissão.

Resolução de Conflitos: O presidente pode mediar conflitos internos e externos relacionados à profissão, buscando soluções que beneficiem a categoria e garantam o cumprimento das normas e diretrizes éticas.

    • Bem vindo ao site do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (Bahia e Sergipe).
  • CONTATO
    • E-mail
    • crb5@crb5.org.br
    • Telefones
    • (71) 3322-1330 | (71)98604-5785
    • Horário de Expediente
    • Segunda a sexta das 09h às 17h
  • ENDEREÇO
    • Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, Sala 101 – Comércio – CEP:40015-010 – Salvador/BA
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support